domingo, 20 de outubro de 2013

Sugestão: garrafas sensoriais

Garrafas sensoriais são garrafas plásticas, do tamanho que se desejar, desde que sejam transparentes, preenchidas com objetos que despertem a curiosidade da criança, que despertem o desejo de observação, de cor, movimento, forma, em seu interior, quando misturados à agua, forem sacudidas e produzirem algum efeito. Normalmente se usa contas coloridas, glitter, estrelas e lantejoulas, água, sabão, tintas de todas as cores para que cada garrafa tenha um efeito ou uma cor.

Interessante  ter garrafas de todas as cores: azuis, amarelas, vermelhas e poder fazer associações. 

IMPORTANTE vedar muito bem a tampa desta garrafa! Use cola de secagem rápida e também envolva com fita adesiva, dando diversas voltas.

Experimente a garrafa sensorial com peixinhos coloridos cortados em eva e água misturada com guache azul + glitter azul.


Dicas para uso
Encher uma cesta ou caixa com  varias garrafas sensoriais. Uma lição sobre o oceano, por exemplo, pode ser ilustrada com uma garrafa  sensorial “onda” com um frasco  cheio de conchas  minúsculas e de areia. Incentive as crianças a rolar, agitar e explorar as garrafas. Reforçar conceitos de números, letras e cores, pedindo as crianças  para encontrar números  em uma garrafa com números de plástico ou localizar letras  na garrafa  de letras .

Garrafas sensoriais com líquido
Preenchendo uma garrafa na metade com água e metade com óleo de bebê. Adicione algumas gotas de corante alimentar. A coloração ligar-se à água, mas não ao óleo, ou substituir o óleo com xarope de milho e adicione glitter. O glitter vai ficar com o xarope de milho e vai lentamente girar em torno da garrafa como é girado e manipulado. Um frasco cheio de água e cheio  de aparas  de lápis  de cera é colorido quando agitado, funciona bem para lições de cor, e nunca irão se desintegrar as aparas de lápis de cera.

Garrafas sensoriais secas
Preenchimento de uma garrafa de dois-terços cheio de arroz seco e ocultar objetos do arroz, como letras pequenas de plásticos  ou  objetos. Deixe as crianças agitar o frasco para localizar e identificar os objetos. Ou preencher a garrafa  dois terços cheio com areia e adicionar metal pequeno objetos como clipes de papel. Anexar um bastão magnético ( imã) amarrado com cordão  e preso na tampa com  fita e deixe as crianças usam o ímã para descobrir os objetos metálicos dentro da garrafa. Você pode até mesmo encher uma garrafa sensorial com “ cheiro” ( sache)  na garrafa para permitir que as crianças experimentam a garrafa com seu sentido de cheiro.





Garrafa magnética:
1- Lave uma garrafa de plástico e retire o seu rótulo.
2- Encha dois terços da garrafa de plástico com água ou arroz.
3- Coloque objetos metálicos como clipes de papel, alfinetes ou pregos na garrafa.
4- Cole a tampa com cola resistente.
5- Amarre um ímã na abertura da garrafa com um fio para que o ímã não se perca. Deixe a criança deslocar o ímã pela garrafa para atrair objetos metálicos. 

Um comentário: