domingo, 9 de junho de 2013

Jogos e brincadeiras com sucatas - trabalhando texturas

Jogo pegadas com texturas
Materiais: EVA colorido,  papelão, tecido , algodão, lixa, grão de feijão, macarrão, arroz , popica, lã.....cola ou adesivo de  contato, desenho de molde de pé.
 Como jogar: propiciar o contato com texturas é uma atividade estimulante, ainda mais se os pequenos explorarem as diferentes sensações com os pezinhos ao pisarem  nas pegadas. Para  isso,  espalhe as pegadas gigantes pelo espaço e peça para que cada criança caminhe descalço sobre elas. Depois faça uma roda e pergunte  qual era a mais macia, mais áspera, etc


Jogo caminho das sensações
Colocar as caixas  de pizza   no chão com materiais  como lixa, pano, areia, algodão, papel celofane, EVA, pena, palha, bolinhas de  isopor, lã......para  trabalhar textura , percepção, coordenação. Marcar um trajeto e as crianças fazem o percurso descalços pisando nos materiais das caixas.
Podendo variar a brincadeira,  usar um lenço nos olhos das crianças  e  elas fazem o percurso falando  como é a sensação nos pezinhos ( áspero,macio, duro....) 
                

 


 Organizar um tapete de texturas com vários tipos de tecidos como, por exemplo, seda, TNT, tela de bordado, lenço, lycra, feltro, malha, entre outros. Depois de pronto,  convidar as crianças  a caminharem descalças e engatinhar sobre as texturas,  explorando as texturas com os pés e com as mãos.
 


 Jogos e brincadeiras copiados da revista Educação infantil guia da professora , editora Ediba

Nenhum comentário:

Postar um comentário