domingo, 7 de abril de 2013

Sugestões de uso de sucatas na educação infantil


USO DE SUCATAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sugestões de jogos de sucatas que desenvolvem as percepções:
 • Caixa tátil;
• Bandinha de sucata (pandeiro com lata de doce e tampinhas metálicas de garrafa ou madeira com tampinhas, chocalhos com latas, bate-bate com metades de coco, triângulo com pedaços de ferros, reco-reco etc.)
• Sacola de surpresa;
• Caixas e caixas diversas para encaixes;
• Encaixes em silhuetas;
 • Dominós;
• Identificação de sons iguais feito com diversas latinhas do mesmo tamanho e colocando dentro de cada duas, materiais que produzam sons variados, lacradas par se identificar o som igual;

 Esquema Corporal – Para o conhecimento do meio em que vive e a consciência das possibilidades e os limites de seu corpo, a criança necessita desenvolver o esquema corporal que é básico para a distinção do que é seu corpo e do que é o outro e os objetos ajudando-o no equilíbrio pessoal gerando respeito e cuidado com o seu corpo e o dos outros.
 Sugestões de jogos de sucatas que auxiliam no esquema corporal:
• Máscaras com sacos de papel ou pratos de papelão;
 • Desenho, recorte e pintura do corpo ou partes do corpo em papelões ou plásticos;
• Boneco múmia feito com arame e recoberto com tiras de tecido ou de jornal; • Bonecos de roupas velhas cheias com jornal ou de papelão grosso articulado;
 • Rostos, meio corpo ou corpos inteiros de figuras humanas coladas em tampas de plástico ou pratos de isopor para jogos que combinem atributos comuns (criança, loira, sorrindo);
 • Fantoches – potes, garrafas, latas, caixas longas, finas – para personagem;
• Máscaras com sacos de papel ou pratos de papelão;
• Rostos, meio corpo ou corpos inteiros de figuras humanas coladas em tampas de plástico ou pratos de isopor para jogos que combinem atributos comuns (criança, loira, negra, sorrindo);
 • Sobras de TNT, tecidos, papéis, sacos diversos para confecção de fantasias características.

Estruturação Tempo-espacial – interligada ao esquema corporal é básicos no processo de construção da escrita e da leitura e, especialmente, do conhecimento matemático.
Sugestões de jogos de sucatas que auxiliam a estruturação temporal e espacial:
• Relógios feitos com pratos de isopor ou papelão;
• Dominós de horas com papelões;
• Automóveis construídos com caixas, rolos ou canudos e tampinhas (trabalhar as direções e posições);
• Ampulheta construída com partes superiores de garrafas plásticas transparentes unidas pelo gargalho;
• Seqüência de desenhos simples colados em tampas plásticas redondas (antes, depois, ordem crescente e decrescente, etc.);
 • Construção de calendários com calendários velhos;
• Batuque de latinhas de vários tamanhos – seqüência de som.

 O desenvolvimento do Pensamento – Desafiar a busca de soluções ou de outras alternativas estimulam o pensamento desenvolve a inteligência sendo uma das tarefas mais importantes dos educadores.
Sugestões de jogos de sucatas que auxiliam e desenvolvem o pensamento:
• Quebra cabeças que podem ser confeccionados em papelões ou lâminas plásticas recortadas, pequenas caixas que se unem, podendo ser de fósforos, de gelatina, de creme dental, de uma ou mais faces:
• Jogo da memória com tampas plásticas e figuras coladas;
 • Jogo de associação com figuras coladas em tampas plásticas;
• Caixas de classificação com embalagens de yogurte, partes inferiores de garrafas, latas, etc.; • Coleção de figuras de revistas coladas em papelão e plastificadas – as possibilidades de exploração são inúmeras;
• Casinhas e móveis construídos de caixas e sucatas diversas – classificar, agrupar, contar ou inventar estórias;
• Adivinhe o que é? Figuras de objetos, frutas ou animais escondidas em envelopes;
• Juntar canudinhos de refrigerantes para formar, reproduzir ou criar formas diversas;
• Jogo da memória com caixinhas iguais unidas formando gavetinhas;
• Blocos lógicos de papelão para construir figuras;
• Colocar um objeto dentro de uma caixa. Fazendo perguntas que só podem ser respondidas com sim ou não, adivinhar o que é;
• Montando gibi e inventando outra estória. Separar e plastificar folhas dos gibis para serem agrupadas, seqüenciadas, etc;
• Juntar uma quantidade de tampinhas diversas para contar, seqüenciar, construir, acertar o cesto, brincar de escravos de Jó, etc. Ex.: Batatinha Quente – Com os educandos sentados em círculo, distribuir tampinhas de várias cores para uma parte do grupo. As tampinhas serão passadas para o colega da direita e todos repetirão ao mesmo tempo: “Batatinha quente, quente, quente... (de 1 a 10 vezes) queimou...” Quando disser: queimou as tampinhas ficarão onde estiverem. O professor terá preparado antecipadamente questões diversas com as cores das tampinhas: ou sobre assuntos estudados, mesclados com atividades do tipo: imitar animais, cantar, rodopiar, rolar, gritar... ou somente estas últimas dependendo do nível da turma.

Habilidades Motoras – O desenvolvimento psicomotor pleno, de uma criança, além do desempenho motor, da lateralidade, da estruturação tempo-espacial são importantes para a formação da criança como ser único e individual e irão necessariamente influenciar em sua qualidade de vida. Vale mencionar a importância de se trabalhar a lateralidade para que a criança tenha facilidade de seguir o sentido da escrita e discriminar letras com formas que se alteram apenas um detalhe (ex.: p, b, d, q).
Sugestões de jogos de sucatas que estimulam as coordenações:
• Tecelagem com tiras de papel grosso ou plástico;
• Contas ou placas para enfiar;
• Alinhavo com partes lisas de garrafas plásticas ou lâminas de raio x;
• Contornos de figuras de jornais ou revistas;
• Simulação de calçados com lâminas de raio x ou partes lisas de garrafas plásticas com recorte, furos e cadarço para dar diferentes tipos de laços;
• Boliche ou jogo de argolas feitos de latas, de garrafas plásticas (se forem transparentes podem conter água colorida), de cones de lã ou linha industrial – as argolas podem ser feitas com arame ou com os aros de tampas plásticas – pode-se colar números ou letras;
• Letras e números recortados em papelões ou lâminas plásticas para encaixe;
• Funis feitos com a parte superior de garrafas plásticas para recolher bolas;
• Passa bolinha com partes superiores de garrafas plásticas encaixadas uma sobre as outras;
 • Encaixe de garrafinhas plásticas em embalagens de filmes, de yogurte;
• Encaixe de copinhos feitos com a parte inferior de garrafas plásticas de diversos tamanhos;
• Bola de pano, de meia;
• Modelagem de massa. A massa para modelar pode ser feita com farinha de trigo, água, um pouco de sal e óleo. Pode ser colorida com corante comestível, anilina, sucos em pó. Para cada quilo de farinha coloque uma colher de sal e um de óleo. Vá colocando água aos poucos, amassando até dar ponto de liga e soltar das mãos.

 Alfabetização – A utilidade da sucata nos jogos de alfabetização é imensa. A motivação é essencial na construção da leitura e da escrita. Os jogos despertam o interesse e ajudam a discriminar formas e sons.
Sugestões de jogos de sucatas que estimulam a leitura e a escrita:
• Figuras coladas em papelão, impermeabilizadas e cortadas;
• Abecedário em papelão para encaixe seqüencial das letras, de palavras, etc;
• Bingo de letras;
• Baralhos de letras ou sílabas;
• Dominó com figuras e seus nomes, de letras maiúsculas e minúsculas, de letras manuscritas e de imprensa, de sons;
• Figuras com nomes cortadas para serem seqüenciadas;

Matemática – A utilidade da sucata na construção do conhecimento matemático ajuda a torná-la divertida e natural proporcionando experiências ricas, criativas e desafiantes. 
Sugestões de jogos de sucatas que estimulam a construção do conhecimento matemático:
 • Dominó de números ou de tabuada com papelão;
 • Caixa das dezenas com canetas usadas, palitos ou canudinhos;
• Tabuada de dados;
 • Ábaco com caixinhas;
 • Baralho de operações.

Reflita: Toda a sucata, que for jogar no lixo, olhe para ela e tente encontrar uma forma de reaproveitá-la, assim estará estimulando sua criatividade, evitando a degradação ambiental e ajudando a preservar a vida na terra. Faça uma pesquisa quanto ao tempo que cada material leva para se decompor: Ø Vidro (é puro e infinitamente reciclável) Ø Pneu Ø Metal Ø Plástico Ø Tecido Ø Papel

Nenhum comentário:

Postar um comentário