sexta-feira, 16 de março de 2012

Sugestões da revista Professor Sassá e revista Educação Infantil o guia da professora

 Forrar  uma caixa de papelão com  um papel colorido, abrir uma circunferência  para a boca  e fazer as orelhas e outros detalhes  com papel.
( sugestão da revista  Professor Sassá)

 Encha o balão e dê um nó. Envolva com uma sacolinha plástica. Corte tiras de plastico adesivo (Plastcover) e cubra  a sacolinha com duas camadas, deixando a parte de nó sem forrar.  Faça  os detalhes do rostinho .Cubra tudo com fita adesiva transparente larga.Tire o balão  de dentro, furando-o. Faça  o acabamento  recortando a base.  Amarre  elástico nas laterais.
( sugestão da revista Professor  Sassá).

 Dispor de  uma caixa média , escolher  o desenho que se adapte  à idade das crianças e marcar as  partes de encaixe ( orelhas,  rabo e olhos) , completar com detalhes. Para  brincar de  arrastar.
( sugestão da revista  Educação Infantil o guia da professora)

A sacola do Senhor  Antonio Outono

História do Senhor Antonio Outono

Numa manhã de domingo acordei  muito cedo. Devagarzinho abri os  olhos e coloquei o nariz na janela. Que surpresa! Encontrei o jardim todo amarelo!
- Mamãe, mamãe! Alguém pintou   a grama, as árvores e as plantas do vovô.
Mamãe, sorrindo, me contou a história  do Sr. Outono:
- O Sr.  Antonio Outono, pintou  de profissão, é um velhinho que vem visitar-nos justo no dia 21 de março. Traz consigo uma sacola mágica repleta de elementos com os que  decora a paisagem. Primeiro  tira um pincel feito com florzinhas secas que caem  das árvores e, além  disto, uma lata  de  tinta amarela, porque, como você sabe, é sua cor favorita.
 Também  traz um raiozinho  do sol que  esquenta  no verão  para que  aqueça  as bochechas das crianças que brincam  na praça. E, por último, um frasco de vento travesso que sopra  para  tirar os bonés  das crianças.
Desde esse dia, espero a cada ano pelo Sr. Outono para que  pinte os parques da cidade e brinque  comigo de tirar o boné de minha cabeça.

Uma proposta:  Enquanto  vai contando  a história  mostra aos alunos  a sacola do Sr. Antonio Outono. À medida  em  que avança  a   história,  vai tirando   as ferramentas que ele  utiliza para transformar a paisagem.
Também  pode ir perguntando  se sabem  que elemento  é  e para  que o utiliza e poderão  acrescentar a ferramenta que acham que falta  na sacola, como por exemplo: um pulverizador para despertar  o orvalho das manhãs, ou um tostador de folhas.  Convida-los  a imaginar o Sr. Outono e desenhá-lo.
( sugestão da revista Educação Infantil o guia da professora)

Um comentário:

  1. O livro infantil JOÃO AGITADÃO é bonito, divertido e ajuda a elevar a autoestima das crianças hiperativas. Link: www.caravansarai.com.br/LivJoaoAgitadao.htm

    ResponderExcluir